sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro é a cidade escolhida para sediar Jogos Olímpicos de 2016



O Rio de Janeiro é a cidade escolhida para ser sede da Olimpíada de 2016. Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, em Copenhage, na Dinamarca, a ‘Cidade Maravilhosa’ desbancou Chicago, Tóquio e Madri e vai receber o maior evento esportivo do planeta. Pela primeira vez na história, um país da América do Sul vai abrigar os Jogos Olímpicos.

A candidatura do Rio de Janeiro contou com ‘reforços de peso’ na votação realizada na Dinamarca. Para apoiar o projeto, estavam presentes, entre outras personalidades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Pelé – Embaixador da candidatura -, o ex-tenista Gustavo Kuerten, a ex-jogadora Hortência e o nadador campeão do mundo César Cielo.

Esta foi a primeira oportunidade em que o Rio de Janeiro chegou na votação final. A cidade já tinha lançado candidaturas para outras edições dos Jogos, em 2004 (Atenas) e 2012 (Londres). Durante toda a semana, um clima de muita rivalidade foi visto pela capital dinamarquesa, com algumas discussões ocorrendo entre governantes e membros de comitês do Rio, Chicago e Madri. Não faltaram provocações.

Mas, para felicidade da candidata brasileira, dessa vez o objetivo foi alcançado. Além do projeto olímpico, o Rio apostou também nas facilidades que oferece por ser uma cidade cosmopolita, de gente alegre e com uma beleza natural como poucas no mundo. Nas palavras do prefeito Eduardo Paes, ‘a cidade é capaz de reunir com perfeição natureza, cultura e vida urbana’.

O projeto mais caro


Dentre as candidatas, a cidade do Rio de Janeiro foi a que apresentou o projeto mais caro, de acordo com as necessidades de crescimento e desenvolvimento do país, e com uma região em que vivem mais de seis milhões de pessoas. Prefeito, governador e o presidente da República ressaltaram que o país vive um ‘momento econômico saudável’, e que a décima economia mundial suportou bem as turbulências causadas pela crise global.

O alto custo do projeto gira em torno de R$ 30 bilhões, dos quais cerca de 72% serão destinados às diversas obras de infrestrutura, o que inclui as custosas reformas do aeroporto internacional e das linhas de metrô. Em seu dossiê, a candidatura do Rio destacou as proximidades das instalações olímpicas, ressaltando que um atleta demoraria, no máximo, 50 minutos para chegar aos seus locais de treinamento e competição.

Todavia, um dos pontos criticados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) foi justamente o sistema de transporte da cidade. O Comitê não hesitou em dizer que é fundamental para o bom andamento dos Jogos que o sistema de transporte funcione com perfeição.

Sendo assim, serão 70 quilômetros de pistas duplas exclusivas para ônibus, ainda por construir. Elas darão apoio às pistas reservadas para a livre circulação dos veículos da ‘família olímpica’. Além disso, devem ser encerradas as obras do anel viário, da ampliação do sistema de metrô e trem, e do aeroporto internacional.

Outra parte importante do orçamento será utilizada para o investimento em segurança, mais um ponto questionado em relatórios do COI e que prejudicou candidaturas anteriores da ‘Cidade Maravilhosa’. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, chegou a responder que o Rio tem plenas condições de organizar um evento seguro, citando como exemplo o Pan-Americano de 2007.

Novas construções, reparos e belezas naturais


O Rio de Janeiro vai aproveitar muitos estádios e instalações existentes na cidade para abrigar modalidades durante os Jogos. Certas estruturas vão sofrer uma grande transformação – como o Maracanã, que já será reformado para a Copa do Mundo de 2014. Outras 10 estruturas estão praticamente concluídas e não necessitarão de reformas fundamentais. Pretende-se ainda construir nove instalações e outras seis estruturas temporárias.

Considerando a beleza do cenário carioca, diversas paisagens naturais vão abrigar modalidades olímpicas, de modo que atletas e público possam desfrutar desse fator. Sendo assim, a Praia de Copacabana, por exemplo, é o local escolhido para sediar as disputas do vôlei de praia.

Já a Marina da Glória receberá os atletas da Vela, que poderão competir tendo como inspiração o Pão de Açúcar e o Corcovado. Já as provas de Remo e Canoagem acontecerão na Lagoa Rodrigo de Freitas, aos pés do Cristo Redentor. Nem mesmo o Sambódromo carioca ficará de fora dessa grande festa do universo esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário