quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Real Madrid: time de "galáticos" para disputar Euroliga de Basquete


Cristiano Ronaldo, Kaká, Raúl e Xabi Alonso. Estes são alguns dos nomes do elenco de futebol do Real Madrid, na segunda geração de galácticos, que originalmente teve Ronaldo, Beckham e Zidane, entre outros. Mas não é apenas para os gramados que o presidente Florentino Pérez tem dado atenção. A intenção é ter também nas quadras de basquete uma equipe de estrelas, para competir com os fortes adversários europeus.

A definição do time espanhol como galáctico se concretizou com a contratação do ala Jorge Garbajosa, veterano de 31 anos. O jogador de 2,07 m tem acordo de dois anos com o time e veio de uma temporada no Khimki Moscow Region, da Rússia. Ele coleciona feitos importantes, como o ouro mundial como titular da seleção espanhola, em 2006, e a prata olímpica, em 2008. Na NBA, atuou pelo Toronto Raptors entre 2006 e 2008.

O Real Madrid teve duas temporadas de resultados apenas medianos, em 2007/2008 e 2008/2009. No último ano, foi apenas quarto no Campeonato Espanhol e chegou às quartas-de-final da Euroliga. Já o arquirrival Barcelona venceu o torneio nacional e ainda foi terceiro no continental.

Mas a chegada de Garbajosa, que foi cotado para retornar à NBA, é apenas uma das boas notícias para a torcida que acompanha o Real Madrid também com a bola laranja. Outro nome forte que chegou ao elenco foi Darjus Lavrinovic. O pivô lituano, irmão gêmeo do também jogador Ksystof, destacou-se na Euroliga 2005-2006, como grande reboteiro do time Zalgiris Kaunas, em seu país.

O norte-americano Travis Hansen, ex-Atlanta Hawks, Rimantas Kaukenas, da seleção lituana, e o sérvio Novica Velickovic são outros nomes que chegaram para reforçar o time na temporada 2009-2010, num total de sete jogadores.

Não foi só dentro de quadra que o presidente Florentino Pérez fez suas modificações. Recém-chegado ao Real Madrid para mais um mandato, o cartola procurou mudar a estrutura extra-quadra e trocou também o técnico e sua cúpula. No comando, os espanhóis terão Ettore Messina substituindo Joan Plaza. O treinador é um vencedor de quatro Euroligas e trabalhou com Garbajosa no Treviso.

"Ele é um dos melhores técnicos que existem na Europa. Trabalhei com ele e sei que é exigente e um autêntico motivador", elogiou Garbajosa, ao Marca. Ele também se derreteu ao falar do novo clube. "Sabia do interesse de duas equipes da NBA em me contratar, mas, quando meu agente disse que tinha chances de vir ao Real Madrid, sequer parei para pensar."

Com o time renovado e o nível fortalecido, a responsabilidade também será maior. "Se o Real não conquistar títulos neste ano, isso será considerado uma falha pelos torcedores", admitiu o técnico Messina, que considera a disciplina o fator primordial para controlar seus galácticos.

Jovem estrela

Outro jogador com status de estrela que está no interesse dos madrilenhos é o jovem Ricky Rubio. Seu caso é mais complicado no entanto, já que ele foi escolhido no draft e é pretendido por times como o Barcelona e o Minnesota Timberwolves. No entanto, ele deve seguir com o modesto Joventut de Badalona, até entrar na NBA em 2011.

O Real Madrid não descarta seguir investindo. "A princípio, estamos satisfeitos, mas não podemos dizer que o capítulo das contratações esteja fechado. Nunca devemos fechar as possibilidades de melhorar o time", afirmou o diretor esportivo Antonio Maceiras.

Quem também aumentou o investimento foi o arquirrival Barcelona. Na terça-feira, o clube catalão anunciou a chegada do ala-pivô Erazem Lorbek, da Eslovênia. O jogador de 25 anos e 2,09 m é considerado um dos quatro melhores da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário