quarta-feira, 29 de julho de 2009

BMW vai abandonar a Fórmula 1 no final de 2009


A montadora alemã BMW confirmou nesta quarta-feira que vai abandonar a Fórmula 1 no final da atual temporada depois de reconhecer que não alcançou os objetivos que almejava na categoria. Klaus Draeger, responsável pela área de Desenvolvimento no conselho administrativo da empresa, declarou que "em três anos, nos estabelecemos como uma escuderia de ponta na Fórmula 1. Infelizmente, não fomos capazes de corresponder às expectativas para a atual temporada".

"Evidentemente, foi uma decisão difícil. Porém, é um passo coerente com nossa nova estratégia, que será definida em termos de sustentabilidade e meio ambiente. Essa é uma área na qual queremos ser líderes", disse o presidente da BMW, Norbert Reithofer, em entrevista coletiva convocada para anunciar a decisão.

Mario Theissen, diretor esportivo da BMW, expressou sua compreensão pela decisão empresarial e se comprometeu a "concentrar todos os esforços" em continuar lutando até o final da temporada para que a montadora se despeça da Fórmula 1 com "bons resultados".

A escuderia tinha como objetivo lutar pelo título mundial em 2009. Entretanto, os resultados nesta temporada têm sido decepcionantes e ambos os pilotos do time, o alemão Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica, estão muito longe das primeiras posições no campeonato.

O jornal alemão "Bild" diz que a montadora japonesa Toyota também está para anunciar sua saída da Fórmula 1. Ao final de 2008, a também japonesa Honda deixou a categoria. A BMW estreou como escuderia na Fórmula 1 no início da temporada de 2006, e desde então participou de 63 grandes prêmios, com uma vitória de Kubica no Canadá, em 2008, e 16 pódios.

O polonês também conquistou a única pole position da curta história da equipe, no Barein, também em 2008. Em 2006, a BMW foi a quinta colocada no Mundial de Construtores e foi a vice-campeã em 2007, atrás da McLaren. No ano seguinte, foi a terceira colocada. Atualmente, a escuderia ocupa o oitavo lugar no Mundial de Construtores, com oito pontos em dez provas. No Mundial de Pilotos, Heidfeld é o 13º, com seis pontos, e Kubica, o 15º, com dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário