sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fim da Fórmula 1


A crise na Fórmula 1 atingiu o status de racha nesta quinta-feira. Diante do impasse com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre o teto orçamentário para a próxima temporada, a Associação das Equipes (Fota) rompeu com F-1 e anunciou que vai organizar uma categoria paralela em 2010. Após uma reunião de uma hora na fábrica da Renault, na cidade inglesa de Enstone, os oito times da Fota - Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Brawn GP, RBR e STR - confirmaram que não houve acordo com a FIA.

- As equipes não podem continuar a arriscar os valores fundamentais do esporte e se negaram a alterar suas inscrições condicionais para a temporada de 2010. Os times não têm alternativa a não ser se preparar para um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esta categoria terá um governo transparente, um regulamento, além de encorajar novas inscrições e ouvir os anseios dos fãs, oferecendo ingressos mais baratos. Os melhores pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores e promotores historicamente associadas com o mais alto nível do automobilismo estarão na nova categoria – disse um porta-voz da Fota.

As equipes da Fórmula 1 tinham até a noite desta sexta-feira para retirar as condições impostas nas inscrições provisórias feitas no início deste mês, sob o risco de ficar fora da F-1 em 2010.Max Mosley, presidente da FIA, escreveu uma carta aos times na quarta-feira, na qual fazia algumas concessões, mas deixava claro que o teto orçamentário não seria abandonado. Além disso, o dirigente pediu para que as equipes se inscrevessem e se comprometeu a mudar o regulamento, fechando um novo Pacto da Concórdia, documento que rege as relações esportivas e comerciais na F-1.

Após receberem a carta de Max Mosley, as equipes decidiram se reunir na fábrica da Renault para discutir novas medidas e chegaram à conclusão de que não poderia haver um acordo com a FIA. A inclusão da Ferrari, da RBR e da STR na nova categoria deve gerar mais polêmica, já que a FIA alega que as três ainda tem contrato com a atual categoria.


FIA decepcionada


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse nesta sexta-feira estar "decepcionada, mas não surpreendida, com a incapacidade da Fota (Associação de Construtores) de chegar a um compromisso seguindo os interesses do esporte". No comunicado, a FIA responde à decisão da associação de equipes de estudar um campeonato paralelo ao Mundial de Fórmula 1 após rejeitar a última proposta do organismo sobre as condições para participar da edição de 2010.

"Está claro que determinados elementos dentro da Fota buscaram esta ruptura ao longo do período de negociação e não agiram de boa fé nas discussões", assegura a FIA em sua nota oficial.

"A FIA não pode permitir uma corrida financeira no campeonato, nem que a Fota dite as regras da Fórmula 1. O prazo para as inscrições incondicionais para o Mundial de 2010 termina esta tarde, e a lista será anunciada amanhã (sábado)", conclui.

Oito times da Fota (Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Brawn GP, RBR e STR) decidiram na noite passada rejeitar a última oferta apresentada pela FIA para 2010, e anunciou que estudará a criação de um campeonato paralelo. A Associação dos Construtores afirma em seu comunicado que se recusa a mudar as condições originais de participação no Campeonato Mundial de 2010.

"Por isso, as equipes não têm outra alternativa a não ser começar a preparar um novo campeonato que reflita os valores dos participantes e seus parceiros", divulgou a Fota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário