quarta-feira, 24 de junho de 2009

Governo iraniano bane jogadores por protestos eleitorais


O Governo do Irã baniu quatro jogadores de sua seleção nacional. Alí Karimi, Mehdi Mahdavikia, Hosein Kaabie e Vahid Hashemian foram punidos porque usaram pulseiras verdes, símbolo dos oposicionistas ao presidente Mahmoud Ahmadinejad, durante uma partida contra a Coreia do Sul, há duas semanas, pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo.

Segundo publica nesta quarta-feira o jornal inglês "The Guardian", os jogadores da seleção iraniana tiveram confiscados seus passaportes ao retornarem a Teerã após o jogo. Até hoje os documentos ainda não teriam sido devolvidos.

Karimi, que teve passagem pelo Bayern de Munique, é considerado um dos maiores jogadores atuais do Irã. Mahdavikia e Hashemian também fizeram fama em grandes centros da Europa e hoje jogam em clubes da Alemanha (Eintracht Frankfurt e Bochum, respectivamente).

A oposição no Irã chegou a acusar a situação de ter fraudado a eleição que reelegeu presidente Mahmoud Ahmadinejad. Os oposicionistas que prostetam publicamente têm sido perseguidos duramente no Irã. Alguns inclusive foram mortos.

Federação iraniana nega expulsão

O vice-presidente da federação iraniana de futebol, Mehdi Taj, negou que os jogadores Ali Karimi e Mehdi Mahdavikia tenham sido expulsos da seleção nacional por apoiar a oposição usando munhequeiras verdes nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Em declarações à agência de notícias local "Mehr", o dirigente disse que a saída desses dois jogadores da seleção iraniana se deve "a uma decisão própria, profissional e totalmente pessoal".

Taj desmentiu que tenha havido pressões sobre os jogadores por terem disputado uma partida oficial com uma munhequeira verde, cor adotada por Mir Hussein Moussavi, candidato derrotado nas eleições presidenciais de 12 de junho.
Da mesma forma, negou que os passaportes de ambos tenham sido confiscados, como tinham indicado fontes da oposição.

Taj não se referiu, no entanto, à situação dos outros dois jogadores que teriam sido expulsos.

O diário oficial "Irã" tinha informado que quatro dos seis jogadores iranianos que em 17 de junho usaram munhequeiras verdes em uma partida com a Coreia do Sul tinham sido expulsos da seleção nacional.

Segundo o jornal, entre os jogadores punidos está Ali Karimi, de 38 anos, que tinha retornado à seleção após ter se aposentado para tentar ajudar a seleção a conseguir a classificação para a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário