quarta-feira, 27 de maio de 2009

Campeones!



O primeiro time espanhol a conquistar a tríplice coroa (campeão da Copa do Rei da Espanha, campeão da Liga espanhola e campeão da Liga dos Campeões de Europa), o Barcelona sagrou-se campeão da Europa, na tarde/noite de hoje.

Com um volume de jogo inacreditável, o time catalão azul-grená, massacrou os campeões ingleses, e de forma fantástica, derrotou o Manchester United por 2 a 0, no estádio Olímpico, em Roma, Itália.

No começo do jogo, o Manchester parecia que partiria para cima do Barcelona, e logo no início, teve duas oportunidades de abrir o placar, mas o goleiro Victor Valdez salvou nas duas oportunidades. A primeira na cobrança de falta do português Cristiano Ronaldo, e na segunda com o chute de Rooney, de fora da área.

Após o belo começo dos ingleses, o camaronês Samuel E`tôo, em uma grande jogada pela direita, driblou o zagueiro sérvio Vidic do Manchester e, de bico, mandou a bola no fundo das redes dos “diabos vermelhos”. Barcelona 1, Manchester United 0. No restante do primeiro tempo o jogo foi igual, e não houve mais jogadas perigosas. Ambos queriam que o árbitro Suíço, Máximo Bussaca acabasse a primeira parte do jogo.

Na segunda etapa, o Barcelona voltou em cima dos ingleses e pressionou como se ele, Barcelona, precisasse do gol para igualar a partida. O técnico dos “red devils” sentiu que escalou de forma errada o time para esta final de Champions League, tirou o brasileiro Anderson e colocou o atacante Carlitos Tevez. Em vão, pois, logo após a entrada do argentino, o meio campista Xavi, cruzou uma bola “com a mão” até a cabeça do pequenino Messi, e no contra-pé de Van der Saar, fez Barcelona 2, Manchester United 0.

Desesperado, Ferguson tirou o ala coreano Park e colocou mais um atacante, o búlgaro Berbatov. Se arrastando em campo, Ryan Giggs também saiu e entrou o veterano Paul Scolles. Mas a reação parecia distante, pois o meio de campo do Barcelona tomava conta da partida, jogando por música. Xavi e Iniesta, eleito o melhor da partida, comandavam e alimentavam os atacantes Henry e Messi. Xavi, com 8 assistências, Iniesta com 4 e as investidas do zagueiro Carles Puyol, desnortearam o esquema tático do técnico Alex Ferguson, do Manchester, que fora apelidado pela imprensa inglesa de “invencível e imbatível”. O sonho do bicampeonato dos ingleses foi por água a baixo.

O Barcelona, time dos “pratas da casa”, pois jogou com 7 jogadores formados em casa, contra o time milionário e sem nenhum jogador formado em sua base, Manchester United. O técnico catalão é o segundo mais novo a conquistar a Europa, e é um dos poucos a sagrar-se campeão como jogador e agora como técnico.

Após 64 anos, o Barcelona não vencia tendo o comando de um técnico espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário