sábado, 23 de maio de 2009

Wolfsburg goleia e leva título inédito no campeonato alemão



Quando o Campeonato Alemão teve início, poucos acreditavam que o Wolfsburg alcançasse o título da temporada. Mas sua primeira conquista da história foi alcançada de forma incontestável. Com novo show de sua dupla de ataque, goleou o Werder Bremen por 5 a 1, na Volkswagen Arena, estádio que passou invicto em toda a Bundesliga. O brasileiro Grafite fez dois, atingiu 28 gols e se igualou ao recorde do também brasileiro Aílton (2003/2004) como estrangeiro com maior número de tentos em uma edição do Alemão.

Com a vitória, o Wolfsburg, dos também brasileiros Josué, Caiuby e Rodrigo Alvim, chegou aos 69 pontos, dois a mais que o Bayern de Munique, que bateu o Stuttgart por 2 a 1, em casa. Apesar do revés, também estará presente na próxima edição da Liga dos Campeões. Hertha e Hamburgo irão disputar a Liga Europa --novo nome da Copa da Uefa.

Capitão da equipe, Josué foi o responsável por levantar o troféu na cerimônia de premiação após o jogo. "Tudo isso que está acontecendo na minha vida é maravilhoso. Passa um filme em nossa cabeça. Levantar essa taça, me consolidar no futebol europeu e fazer parte da Seleção Brasileira ao mesmo tempo é sensacional", afirmou o volante de 29 anos.

Dois detalhes chamaram a atenção na campanha do Wolfsburg, que havia terminado o primeiro turno na distante 9ª colocação. Primeiro, sua força dentro de casa. Na temporada, atuou 17 vezes na Volkswagen Arena. Atingiu a impressionante marca de 16 vitórias e um empate. Depois, a excelente fase de sua dupla de ataque formada por Grafite e Dzeko, que marcou 26 gols. No total, os dois balançaram a rede em 54 oportunidades.

Para se ter ideia, superaram o recorde de gols marcados por Gerd Muller e Uli Hoennes pelo Bayern de Munique na temporada 1972/1973 (53 gols). E mais: a quantidade anotada pelos dois atacantes foi superior ao de equipes como Hertha e Hamburgo. Hoje, a história não foi diferente. O Wolfsburg mostrou que estava disposto a definir a partida nos primeiros minutos. E foi o que aconteceu.

Logo aos 6min, Misimovic aproveitou rebote e bateu forte para começar a festa dos donos da casa. Pouco tempo depois, aos 15min, Grafite se antecipou ao zagueiro rival e ampliou para os donos da casa. A facilidade era incrível. O Wolsburg sufocava o adversário. E não demorou a fazer o terceiro. Aos 26min da etapa inicial, o atacante brasileiro Grafite foi lançado, driblou Naldo e cruzou para a área. Prödl tentou desviar e marcou contra.

O Werder Bremen até esboçou reação num dos raros momentos de desatenção dos primeiros colocados. O brasileiro Diego, que não deverá continuar na equipe na próxima temporada, tabelou com Pizarro e diminuiu. Os visitantes tentaram se animar, mas não conseguiram frear o ímpeto do Wolfsburg. Aos 10min do segundo tempo, Grafite desviou cobrança de falta e fez o quarto. Aos 28min, Dzeko faz o seu e sela a goleada dos novos campeões. 5 a 1.

Bayern de Munique fica em 2º
O clássico entre Bayern e Stuttgart também poderia definir o campeão, mas a tranquila vitória do Wolfburg atrapalhou o plano dos dois elencos. Assim, se tornou um duelo para ver qual equipe ficaria com o vice. O time de Munique levou a melhor e venceu por 2 a 1. Na briga contra o rebaixamento, o Energie Cottbus ganhou uma sobrevida.

Após a vitória por 3 a 0 diante do Bayer Leverkusen, terminou na 16ª colocação (30 pontos). Agora disputará uma repescagem diante do terceiro colocado da segunda divisão para saber se permanece na elite alemã. Karlshurer, que goleou o Hertha por 4 a 0, e Arminia Bielefeld foram rebaixados.

Outros jogos: Eintracht Frankfurt 2 x 3 Hamburgo; Arminia Bielefeld 2 x 2 Hannover; Borussia M´gladbach 1 x 1 Borussia Dortmund; Schalke 04 2 x 3 Hoffenheim; e Colônia 1 x 1 Bochum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário