sexta-feira, 29 de maio de 2009

FIBA escolhe sede da próxima Copa América de Basquete



Nesta quinta-feira, 28, o secretário geral da FIBA nas Américas, Alberto García, anunciou que a cidade de San Juan, em Porto Rico, será a sede da próxima Copa América de Basquete. A competição começa dia 26 de agosto e se encerrará dia 6 de setembro.

Inicialmente, o México seria o país sede, mas o local perdeu a condição por não pagar as taxas pelos direitos de organização, e por causa da gripe suína que atinge este país. O Brasil e o Uruguai também estavam na briga pela sede.

Alberto García reconheceu a dificuldade em escolher a capital porto-riquenha, mas “o que pesou na decisão foram os valores financeiros da proposta apresentada pelas autoridades locais”, afirmou o secretario geral.

“Não temos que provar nada. Sabemos que o basquete é o esporte número um em Porto Rico e que há ginásios para a realização do torneio”, afirmou o presidente da federação de Basquete de Porto Rico, Rubén Niglagioni, que ainda afirmou que a escolha “aumenta as chances de o país garantir uma das quatro vagas que estarão em jogo neste Copa América.

Os quatro primeiros colocados garantem vaga para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2010. Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos já estão classificados. Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela (América do Sul); Canadá (América do Norte); Cuba, Ilhas Virgens, México, Porto Rico e República Dominicana (América Central) lutam pelo título.

A seleção brasileira foi campeã da última edição, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário